Competências

As competências incluem todas as habilidades para agir e se auto-organizar, que possibilitam ao indivíduo lidar com tarefas e projectos (i.e. relacionadas com a situação e com as pessoas envolvidas).
As competências abrangem as habilidades, métodos, conhecimentos, experiências, atitudes, necessidades e valores que cada pessoa  adquire, desenvolve e aplica na vida. Estão ligadas ao indivíduo e à sua habilidade de agir com auto-responsabilidade.
As competências têm sempre de ser descritas na relação com as exigências que incidem sobre uma pessoa e as suas habilidades ou potenciais individuais. As competências dependem das condições do meio, para a sua evolução.
O desenvolvimento das competências resulta da aprendizagem individual, de processos de desenvolvimento e de diferentes formas de aprendizagem no trabalho e na vida do dia-a-dia.
Não se trata só de aquisição ou adaptação de saberes e habilidades. O mais importante é a rapidez no teste da experiência, bem como o desenvolvimento auto-organizado da competência para acção, de forma a enfrentar as novas exigências e tarefas. A capacidade e a motivação para auto-organizar a aprendizagem e a acção são importantes, mas  o desenvolvimento de competências técnicas, metodológicas, sociais e pessoais são também elementos essenciais.