Modelos de trabalho favoráveis à aprendizagem

O termo - trabalho favorável à aprendizagem - significa as condições e possibilidades para facilitar a aprendizagem no processo de trabalho.

A organização do trabalho favorável à aprendizagem é determinada pelo perfil da organização, tal como o tamanho da planta ou ramo, o tipo de tarefas práticas e a organização do trabalho.

Os requerimentos concretos do posto de trabalho e os perfis de competências dos colaboradores formam uma base essencial  para o desenvolvimento do  local de trabalho como um local de aprendizagem.

O trabalho é então particularmente favorável à aprendizagem, levanta problemas, é variável, pode ser adaptado individualmente e cobre acções completas. Para além disso, a existente liberdade de movimentos dos colaboradores, o apoio e reconhecimento dos seus colegas e supervisores são importantes para agarrar as oportunidades de aprendizagem.

O ponto de partida para os processos de aprendizagem operacionais dos supervisores é a análise das possibilidades de aprendizagem em diferentes postos de trabalho e a identificação das condições que impedem ou promovem a aprendizagem.