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Questionário / Ferramenta organizacional

Tópico: A. Formação e desenvolvimento de competências

1 ... Concordo plenamente
2 ... Concordo
3 ... Concordo em parte
4 ... Discordo
5 ... Discordo completamente
1 2 3 4 5
A01 O desenvolvimento de competências é um dos nossos objectivos estratégicos.
A02 Faz-se regularmente a revisão e a avaliação das competências dos colaboradores.
A03 Avalia-se previamente os projectos em termos da sua exigência de mais competências.
A04 Os ensinamentos obtidos com as formações tidas no passado utilizam-se no trabalho.
A05 Melhora-se a formação, sempre que possível.
A06 Respeito mútuo e confiança são palavras-chave na nossa organização.
A07 As regras e os princípios da gestão e controlo da qualidade são activamente prosseguidos por todos os colaboradores.
A08 A cadeia de decisão e as responsabilidades estão claramente definidas.
A09 Inclui-se os colaboradores nos processos de decisão relacionados com o seu local de trabalho.
A10 O planeamento da formação contínua faz parte do plano estratégico da organização.
A11 Acompanha-se o desenvolvimento de competências de uma forma sistemática e em prazos definidos.
A12 A nossa gestão conta com colaboradores qualificados, motivados e promove a sua formação contínua.
A13 Se os colaboradores assinalam uma necessidade de formação, tal é avaliado e tido seriamente em conta.
A14 Os colaboradores estão bem informados sobre as possibilidades de formação contínua.

Tópico: B. Incentivos para a melhoria do desempenho e das competências

1 ... Concordo plenamente
2 ... Concordo
3 ... Concordo em parte
4 ... Discordo
5 ... Discordo completamente
1 2 3 4 5
B01 As tarefas no local de trabalho exigem novas competências.
B02 Os nossos colaboradores consideram as tarefas no local de trabalho variadas e interessantes.
B03 O nosso sistema de trabalho está em constante aperfeiçoamento, quer pela integração de tarefas de outras áreas, quer pela combinação de actividades.
B04 Pode-se aprender de uma forma auto-organizada enquanto se trabalha na nossa organização.
B05 Os trabalhadores consideram razoáveis as classificações no trabalho e os salários.
B06 O sistema de pagamentos oferece incentivos à formação, a aprender mais e a desenvolver as competências.
B07 Avalia-se as falhas e os erros, bem como as suas causas, de forma a melhorar o processo de trabalho.
B08 Os trabalhadores e a gestão, em conjunto, resolvem as falhas, os problemas e elaboram as melhorias.
B09 Os colaboradores apresentam sugestões de melhoria.
B10 O sistema de promoções tem em conta a formação frequentada pelos nossos colaboradores.
B11 A nossa organização mantém os trabalhadores informados sobre os seminários relativos às funções que desempenham.
B12 Sugestões de melhorias são rapidamente avaliadas e implementadas.

Tópico: C. Actividades facilitadoras da aprendizagem no local de trabalho

1 ... Concordo plenamente
2 ... Concordo
3 ... Concordo em parte
4 ... Discordo
5 ... Discordo completamente
1 2 3 4 5
C01 A nossa organização prossegue sistematicamente o desenvolvimento/melhoria de novos produtos e serviços.
C02 A nossa organização empenha-se na criação/manutenção de postos de trabalho relacionados com a formação.
C03 Os trabalhadores têm um elevado grau de responsabilidade.
C04 Os trabalhadoress podem trocar tarefas no seu local de trabalho, quando viável.
C05 Os trabalhadores podem organizar o trabalho por si próprios e ajudarem-se uns aos outros.
C06 Os colaboradores são informados regularmente sobre as possibilidades de formação contínua oferecidas por outras entidades.
C07 Os colaboradores competentes são reconhecidos pela organização.
C08 A gestão apoia e incentiva a auto-organização entre os seus colaboradores.
C09 Os gestores elogiam os colaboradores pelo bom desempenho.
C10 A gestão avalia o desempenho dos seus colaboradores e incentiva ao desenvolvimento das suas competências.
C11 A tecnologia de informação e comunicação (por exemplo redes, e-mail, internet, intranet) está totalmente actualizada na nossa organização.
C12 O plano de acção da organização também visa a aprendizagem no processo de trabalho.
C13 Os empregados tomam activamente a iniciativa de obter informações importantes para as funções que desenpenham.
C14 Os colaboradores têm tempo suficiente para a troca de informações.

Tópico: D. Colaboração e fluxo de informação dentro da organização

1 ... Concordo plenamente
2 ... Concordo
3 ... Concordo em parte
4 ... Discordo
5 ... Discordo completamente
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D01 A estrutura organizacional actual não prejudica a colaboração.
D02 Resolve-se rapidamente os problemas relacionados com a colaboração entre os trabalhadores.
D03 Resolve-se rapidamente os conflitos de tarefas e de responsabilidades entre os trabalhadores.
D04 Os papéis e as responsabilidades dos chefes de equipa estão claramente definidos.
D05 A colaboração ajuda a evitar os défices de qualidade.
D06 Os colaboradores são informados com antecedência sobre qualquer alteração no seu local de trabalho.
D07 Dá-se informação aos colaboradores de uma forma que seja compreensível para todos.
D08 Disponibiliza-se suportes adequados (e-mail, formulários especiais, etc) para a troca de informações.
D09 O processo da tomada de decisão é transparente na nossa organização.
D10 Os colaboradores podem expor os seus problemas de trabalho de uma forma independente e em conversações regulares (por exemplo, em reuniões de equipa, etc).
D11 Planeia-se os horários de trabalho e os projectos em conjunto com os colaboradores que estão directamente envolvidos na sua execução.
D12 Sob pressão do tempo, os membros das equipas colaboram na realização de todas as tarefas e para a sua execução dentro dos prazos.
D13 Na nossa organização, as funções e os procedimentos estão eficientemente organizados (execução das decisões, a coordenação das actividades, etc.).
D14 A organização tem uma política de informação aberta.

Tópico: E. Temas importantes para a formação contínua na organização Sim Não
E01 Formação geral relacionada com a nossa área de actividade
E02 Formação profissional específica, relacionada com as tarefas do trabalho
E03 Planeamento estratégico
E04 Gestão
E05 Liderança
E06 Gestão de projectos
E07 Competências sociais e gestão de conflitos
E08 Desenvolvimento organizacional
E09 Gestão de recursos humanos
E10 Financiamento/acesso a apoios financeiros

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Resultados
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