Desenvolvimento de competências

Desenvolvimento de competências em formação profissional inclui as competências actuais, adquiridas "em casa" ou num outro local, pelo indivíduo, grupos e organizações.
Como constituinte do desenvolvimento organizacional e dos recursos humanos , o desenvolvimento de competências é sobretudo identificado, desenvolvido, implementado e julgado no processo de trabalho. Desenvolvimento de competências pode também ser considerado no contexto de processos de mudança  (gestão de processos de mudança). O desenvolvimento de competências leva ao aperfeiçoamento e consolidação de extensas competências para a acção profissional.
O desenvolvimento de competências é um processo activo que é grandemente formado pelos próprios indivíduos. A aprendizagem auto-gerida tem, assim, um papel fulcral. Para além da tradicional formação contínua e medidas de qualificação (por exemplo, seminários), aprender no processo do trabalho, em particular, contribui para o desenvolvimento de competências.
O desenvolvimento de competências no trabalho pressupõe a existência de condições favoráveis à aprendizagem, p. ex., a existência de liberdade de acção no posto de trabalho e tarefas com problemas que vão para além da actividade rotineira.