Condições de trabalho favoráveis à aprendizagem
As condições de trabalho favoráveis à aprendizagem devem promover e respeitar os princípios facilitadores das aprendizagens. Assim, a operacionalização dessas condições implica preparação, planificação, realização e controlo das referidas condições.
Factores facilitadores da promoção da aprendizagem:
- Trabalho autónomo
- Oportunidades de participação para os trabalhadores
- Variedade e complexidade das actividades
- Comunicação e cooperação
- Intensidade e frequência da informação de retorno
- Informação disponível no posto de trabalho
Exemplo: Trabalho de projecto Facilita o desenvolvimento das competências se as pessoas mobilizarem as suas diferentes competências nos projectos. Especialmente quando contêm inovação uma vez que permite a estruturação sistemática do conhecimento. Ter em conta:
Exemplo: Rotação do Trabalho Facilita o desenvolvimento de competências se o conteúdo funcional do trabalho for diferente. Existe uma sequência sistemática e pode ganhar-se um conhecimento inter-relacionado. Ter em conta:
- Escolha das actividades para suportar as competências (depende do âmbito da actividade)
- Clarificação de absorções de custos ou capacidade de compensações entre as "divisões que rodam"
- Clarificação do calendário e dos objectivos da rotaçãodo trabalho
- Acordo sobre a perspectiva da actividade/função para o posto de trabalho
Exemplo: Partilha sistemática de experiências Facilita o desenvolvimento de competências se a troca de informação e a transferência de conhecimento ocorre, por exemplo, através de visitas a outras empresas , divisões ou áreas. Ter em conta:
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Escolha de clientes, fornecedores, áreas/ divisões ou feiras, ou seja, para trabalhar e aprender novos processos de elaboração
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Clarificação sobre as trocas de experiências importantes, para que trabalhadores ou actividades
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Determinação dos custos e resultados esperados das visitas, de uma forma normalizada
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Disseminação do conhecimento adquirido aos colegas, por exemplo, em workshops.
Exemplo: "Ilhas" de Aprendizagem Suportam a aprendizagem descentralizada no posto de trabalho e reduzem a separação existente entre trabalho e aprendizagem. Ter em conta:
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O princípio da autonomia parcial do trabalho de equipa Integração de tecnologia, organização e pessoas
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Desenvolvimento activo da proficiência profissional
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Processo contínuo de melhoria como um elemento central
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Focalização no desenvolvimento da organização,como um todo
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Suporte numa cultura de reflexão e auto-crítica.
Exemplo: Auto-aprendizagem
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Providenciar adequada documentação, materiais e requisitos do trabalho
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Apreciação de quais conhecimentos e em que períodos de tempo devem ser adquiridos e como a aquisição de conhecimentos deve ser reflectida
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Disponibilizar tempo livre suficiente
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Aplicação da aprendizagem na rotina do trabalho
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Documentação, troca e reflexão dos conteúdos da aprendizagem com os colegas.
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