Condições de trabalho favoráveis à aprendizagem 

As condições de trabalho favoráveis à aprendizagem devem promover e respeitar os princípios facilitadores das aprendizagens. Assim, a
operacionalização dessas condições implica preparação, planificação, realização e controlo das referidas condições.

Factores facilitadores da promoção da aprendizagem:
  • Trabalho autónomo 
  • Oportunidades de participação para os trabalhadores
  • Variedade e complexidade das actividades
  • Comunicação e cooperação
  • Intensidade e frequência da informação de retorno
  • Informação disponível no posto de trabalho

Exemplo: Trabalho de projecto
Facilita o desenvolvimento das competências se as pessoas mobilizarem as suas diferentes competências nos projectos. Especialmente quando contêm inovação uma vez que permite a estruturação sistemática do conhecimento. Ter em conta:

  •  Escolha dos projectos para desenvolvimento das competências e determinação dos períodos de tempo
  •  Definição dos requisitos do projecto e dos  colaboradores
  • Clarificação das competências que os colaboradores devem adquirir
  • Ilustrar e documentar as mais valias do conhecimento obtidas e reflectidas.

Exemplo: Rotação do Trabalho
Facilita o desenvolvimento de competências se o conteúdo funcional do trabalho for diferente. Existe uma sequência sistemática e pode ganhar-se um conhecimento inter-relacionado. Ter em conta:

  • Escolha das actividades para suportar as competências  (depende do âmbito da actividade)
  • Clarificação de absorções de custos ou capacidade de compensações entre as "divisões que rodam"
  • Clarificação do calendário e dos objectivos da rotaçãodo trabalho
  • Acordo sobre a perspectiva da actividade/função para o posto de trabalho

Exemplo: Partilha sistemática de experiências
Facilita o desenvolvimento de competências se a troca de informação e a transferência de conhecimento ocorre, por exemplo, através de visitas a outras empresas , divisões ou áreas. Ter em conta:

  • Escolha  de clientes, fornecedores, áreas/ divisões ou feiras, ou seja, para  trabalhar e aprender novos processos de elaboração
  • Clarificação sobre as trocas de experiências importantes, para que trabalhadores ou actividades
  • Determinação dos custos e resultados esperados das visitas, de uma forma normalizada
  • Disseminação do conhecimento adquirido aos colegas, por exemplo, em workshops.

Exemplo:  "Ilhas" de Aprendizagem
Suportam a aprendizagem descentralizada  no posto de trabalho e reduzem a separação existente entre trabalho e aprendizagem. Ter em conta:

  • O princípio da autonomia  parcial  do trabalho de equipa 
     Integração de tecnologia, organização e pessoas 
  • Desenvolvimento activo da proficiência profissional
  • Processo contínuo de melhoria como um elemento central
  • Focalização no desenvolvimento da organização,como um todo
  • Suporte numa cultura de reflexão e auto-crítica.

Exemplo: Auto-aprendizagem

  • Providenciar adequada documentação, materiais e requisitos do trabalho
  • Apreciação de quais conhecimentos e em que períodos de tempo devem ser adquiridos e como a aquisição de conhecimentos deve ser reflectida 
  • Disponibilizar tempo livre suficiente
  • Aplicação da aprendizagem na rotina do trabalho 
  • Documentação, troca e reflexão dos conteúdos da aprendizagem com os colegas.