Competências

A competitividade das organizações é determinada em larga escala pelos seus colaboradores que são não só qualificados mas também competentes,  enfrentando as mudanças de um mundo do trabalho que é cada vez mais complexo.

As competências relacionam-se com a capacidade de auto-organização, com qualquer acção em situações problemáticas no âmbito de sistemas complexos.

Quais são as competências-chave?

  • A capacidade geral para ser activo e criativo numa base auto-organizada – ser reflexivo em relação a si próprio, relacionar-se com s condições ambientais técnica e metodologicamante e comunicar com as outras pessoas. Chamam-se a estes atributos, competências de auto-organização e de auto-aprendizagem.
  • A capacidade para se ver a si próprio criticamente, uma atitude produtiva e o sentido dos valores: competências pessoais (questionário em competências pessoais).
  • a capacidade para dominar o saber, competências e resultados da comunicação social, para implementar activamente valores pessoais e integrá-los com todas as outras competências: actividade e competência para a acção (questionário em competências para a acção e actividade).
  • A capacidade para lidar criativamente com problemas aparentemente insolúveis através do uso apropriado de saberes metodológicos e técnicos: competências técnicas e metodológicas (questionário sobre competências técnico-metodológicas).
  • A capacidade para debater com os outros a sua perspectiva pessoal, para cooperar e comunicar de modo criativo: competências sócio-comunicativas (questionário sobre competências sócio-comunicativas).

Exemplificar as competências dos colaboradores sempre que se torna necessário avaliar, medir e desenvolver as competências com métodos e instrumentos apropriados.