Observações básicas na procura de aprendizagem ao longo da vida
Certos desenvolvimentos chave, como a globalização, o envelhecimento da população e a difusão das tecnologias de informação, provocam uma mudança no trabalho nas modernas economias avançadas.
A procura afasta-se dos empregos relativamente pouco qualificados na agricultura e na produção a favor de ocupações profissionais, técnicas, administrativas e de gestão, muito mais diferenciadas. A rápida rotação dos empregos no mercado de trabalho tende a aumentar a taxa de obsolescência das competências existentes. Os trabalhadores dos países da UE estão sob crescente pressão para adaptar e melhorar continuamente as suas competências; isto é, os trabalhadores de hoje devem participar em aprendizagem ao longo da vida, em actividades de aprendizagem que permitam a melhoria do conhecimento, know-how, competências e/ou qualificações por motivos pessoais, sociais e/ou profissionais.
A Comissão Europeia integrou, desde 2007, as suas diferentes iniciativas de educação e de formação num único programa - Programa Aprendizagem ao Longo da Vida. O programa permite a indivíduos, em todas as fases das suas vidas, prosseguir estimulantes oportunidades de aprendizagem em toda a Europa. O Programa Aprendizagem ao Longo da Vida (LLP) suporta as oportunidades de aprendizagem, desde a infância até à velhice em todas as situações da vida.
Todos os Estados Membros manifestaram o seu empenho na construção de uma sociedade aprendente na qual a aprendizagem ao longo da vida é vista como essencial para o crescimento económico, a defesa da democracia e da coesão social.
Esta secção oferece informação adicional sobre: 1. Necessidades de formação 2. Aspectos básicos na avaliação da procura 3. Determinação das necessidades de formação contínua 4. Implementação de um plano simplificado de análise do trabalho 5.Criação e desenvolvimento de condições de trabalho favoráveis à aprendizagem 6. Objectivos do desenvolvimento de competências
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