Aspectos básicos da avaliação da procura
A avaliação da procura é um componente essencial da formação estratégica.
A identificação das necessidades de formação deve ter em conta quatro aspectos essenciais, independentemente do método de avaliação utilizado.
- A qualificação dos trabalhadores relacionada com a função
Define-se a necessidade a partir da descrição funcional e das actividades nucleares. As funções e tarefas formam a base do perfil de exigências. Fornecem informações sobre as futuras exigências para a qualificação para este trabalho. Em comparação com os objectivos actuais, identifica-se as necessidade de formação. Os perfis de exigência correspondentes podem ser rapidamente elaborados. Representam as metas futuras. Por outro lado, a situação actual, os conhecimentos, competências e experiências actuais, é também considerada.
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A qualificação dos trabalhadores – metas futuras Novas qualificações estão a ser construídas. O inquérito sobre as necessidades de formação relaciona-se com os requisitos futuros do trabalho na organização. É aconselhável reflectir sobre os objectivos e as medidas da formação. Quando se planifica, a qualificação dos colaboradores também deve ser planeada. Esta é a única forma de garantir operações organizadas.
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A formação dos trabalhadores – preparação sistemática
A formação dos colaboradores não deve ser realizada ad hoc. Diferentes métodos ou instrumentos podem ser utilizados para atender às necessidades de forma sistemática. Por exemplo, um instrumento crucial é a entrevista de avaliação. Deve-se implementar uma comparação entre a situação presente e a futura de forma sistemática e regular. Por essa via identifica-se a situação das necessidades individuais e reconhece-se os requisitos para o local de trabalho ou empresa, de forma a organizar-se um programa de aprendizagem mais adequado.
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As necessidades de formação – visão global O inquérito sobre as necessidades de formação deve ser uma componente sólida do desenvolvimento organizacional e dos recursos humanos. O desenvolvimento da organização e do seu pessoal fundem-se num conceito de formação. As exigências futuras da organização combinam-se com as qualificações actuais, experiências de formação e de educação e de outras qualificações dos colaboradores individuais. O alvo futuro é determinado pelos objectivos da organização, os processos de trabalho e pelos processos de mudança e de desenvolvimento dentro da organização.
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