Criação e desenvolvimento de condições de trabalho favoráveis à aprendizagem
Além de medidas de educação e qualificação, a aprendizagem no processo de trabalho contribui decisivamente para o desenvolvimento de competências. Esta pode ser facilitada pelo planeamento do trabalho de acordo com critérios que favoreçam a aprendizagem ou seja, a criação de possibilidades de cooperação e de comunicação, a participação dos colaboradores, informações adequadas sobre os resultados do trabalho e condições ambientais ergonomicamente adequadas. Significando a construção de uma organização aprendente. Disponibilizam-se instrumentos para analisar os postos de trabalho, na sua adequação enquanto locais de aprendizagem. A partir dos resultados, gera-se sugestões de alteração ou rearranjos dos locais de trrabalho, bem como sugestões de formação contínua que possa colmatar as lacunas identificadas.
Níveis de pesquisa:
Organização/Nível da Gestão
Questionário de Gestão para compilar os dados da organização Questionário Estratégia (ver também a secção sobre a estratégia organizacional)
Nível dos Locais de Trabalho Inventário sobre a promoção da Aprendizagem (observação e entrevista) Questões para avaliar a promoção da aprendizagem no trabalho
Nível Pessoal Questionário sobre os pontos de vista e experiências do pessoal, avaliação de competências nos postos de trabalho (ver também a secção sobre entrevista de avaliação)
Nível Supervisão Questionário sobre a promoção de aprendizagem no local de trabalho, do ponto de vista dos supervisores (ver também a secção de ferramenta organizacional)
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