Criação e desenvolvimento de condições de trabalho favoráveis à aprendizagem

Além de medidas de educação e qualificação, a aprendizagem no processo de trabalho contribui decisivamente para o desenvolvimento de competências. Esta pode ser facilitada pelo planeamento do trabalho de acordo com critérios que favoreçam a aprendizagem ou seja, a criação de possibilidades de cooperação e de comunicação, a participação dos colaboradores, informações adequadas sobre os resultados do trabalho e condições ambientais ergonomicamente adequadas. Significando a construção de uma organização aprendente. Disponibilizam-se instrumentos para analisar os postos de trabalho, na sua adequação enquanto locais de aprendizagem.
A partir dos resultados, gera-se sugestões de alteração ou rearranjos dos locais de trrabalho, bem como sugestões de formação contínua que possa colmatar as lacunas identificadas. 

Níveis de pesquisa:

Organização/Nível da Gestão
Questionário de Gestão para compilar os dados da organização
Questionário Estratégia
(ver também a secção sobre a  estratégia organizacional)
Nível dos Locais de Trabalho
Inventário sobre a promoção da Aprendizagem (observação e entrevista)
Questões para avaliar a promoção da aprendizagem no trabalho
(ver também a secção de ferramenta organizacional)

Nível Pessoal
Questionário sobre os pontos de vista e experiências do pessoal, avaliação de competências nos postos de trabalho
(ver também a secção sobre entrevista de avaliação)

Nível Supervisão
Questionário sobre a promoção de aprendizagem no local de trabalho, do ponto de vista dos supervisores
(ver também a secção de ferramenta organizacional)