Determinação das necessidades de formação contínua

Uma análise sistemática das necessidades que revele o potencial actual dos colaboradores e reflicta as exigências actuais e futuras da organização, é um instrumento muito eficaz.

Desenvolvimento orientado das competências dos colaboradores

Esta abordagem exige um planeamento conjunto dos trabalhadores e de gestão das medidas de desenvolvimento de competências. 
O procedimento desenvolve-se em seis fases:

1. Fase de informação
Para estabelecer a necessária base de confiança na organização, os colaboradores e os dirigentes são primeiramente informados sobre os objectivos e os procedimentos. Regularmente fornece-se informação sobre as actividades em curso e os resultados provisórios através de publicações, cartazes, páginas na Internet, intranet e desdobráveis.

2. Análise da situação actual
Para avaliar as necessidades de desenvolvimento, os colaboradores são em primeiro lugar questionados sobre as suas competências (análise das metas actuais). Para além das qualificações académicas e profissionais, pode-se também listar os pontos fortes e habilidades gerais bem como o seu envolvimento social. Além disso, podem ser convidados a definir as suas necessidades de desenvolvimento pessoal e fornecer sugestões sobre como o trabalho diário pode ser melhorado. Os dados desta entrevista permanecem anónimos durante todo o processo. Também aqui se podem incluir instrumentos como entrevistas com os colaboradores e auto-preenchimento de questionários.

3. Análise das metas futuras
Nesta fase da análise das necessidades, realizam-se entrevistas com a gestão, de todos os níveis, sobre os objectivos futuros na suas áreas de responsabilidade, mudanças iminentes e exigências para os colaboradores. Estas entrevistas duram cerca de uma hora.

4. Fase de desenvolvimento
Baseado nos resultados da análise (metas actuais e futuras) numa área operacional, elabora-se uma comparação que reflicta as competências exigidas pela gestão bem como as qualificações existentes, habilidades e competências dos colaboradores. Isto será complementado com sugestões de mudança dos colaboradores. Esta comparação é a base para o planeamento das qualificações visadas. Aqui, em workshops com a gestão, responsáveis dos RH e os colaboradores, discute-se e decide-se as medidas de formação contínua a desenvolver, de forma a atender as necessidades de desenvolvimento da organização e dos indíviduos.

5. Fase de implementação
As medidas previstas na fase de desenvolvimento são, em regra, implementadas na própria organização. Os gestores de recursos humanos (internos/externos) apoiam a implementação.

6. Fase de avaliação
Na sequência da implementação, o sucesso das medidas aplicadas será avaliado. Analisa-se a experiência adquirida e  a sua utilização no local de trabalho/na organização.