Avaliação de competências
Este capítulo descreve diferentes instrumentos e listas de verificação que poderão ser usados para fazer a avaliação das competêncas.
Entrevista de avaliação A entrevista de avaliação pode ser uma forma para definir as expectativas da organização sobre o trabalho dos colaboradores, competências e responsabilidades, bem como coordenar adequadamente estas com o potencial existente.
Inquérito aos colaboradores O inquérito aos colaboradores serve de meio informativo sobre a capacidade prospectiva da organização em reconhecer necessidades formativas, optimiza o desempenho de cada parte da organização e ainda clarifica o ponto de partida para lançar medidas de desenvolvimento do trabalho.
Perfis dos colaboradores Os perfis dos colaboradores são instrumentos importantes para a gestão dos recursos humanos e da mudança. Os perfis alimentam a gestão da organização com importante informação para a implementação da estratégia organizacional, clarificam o potencial dos colaboradores a ser aproveitado e fornecem orientações para a política de recrutamento e apoios a prestar aos colaboradores.
Inquérito aos recursos humanos O inquérito aos recursos humanos é um método de registo, da organização dispôr de critérios objectivos de avaliação do estado de desenvolvimento dos recursos humanos e um meio de pesquisa para os responsáveis pela formação.
|