Avaliação de competências

Este capítulo descreve diferentes instrumentos e listas de verificação que poderão ser usados  para fazer a avaliação das competêncas.

Entrevista de avaliação
A entrevista de avaliação pode ser uma forma para definir as expectativas da organização  sobre o trabalho dos colaboradores, competências e responsabilidades, bem como coordenar adequadamente estas com o potencial existente.

Inquérito aos colaboradores
O inquérito aos colaboradores serve de meio informativo sobre a capacidade prospectiva da organização em  reconhecer necessidades formativas, optimiza o desempenho de cada  parte da organização e ainda  clarifica o ponto de partida para lançar medidas de desenvolvimento do trabalho.

Perfis dos colaboradores
Os perfis dos  colaboradores são instrumentos importantes para a gestão dos recursos humanos e da mudança. Os perfis alimentam a gestão da organização  com importante informação  para a implementação da  estratégia organizacional, clarificam  o potencial dos colaboradores a ser aproveitado e fornecem orientações para a política de recrutamento e apoios a prestar aos colaboradores.  

Inquérito aos recursos humanos
O inquérito aos recursos humanos é um método de registo, da organização dispôr de critérios objectivos de avaliação do estado de desenvolvimento dos  recursos humanos e um meio de pesquisa para os  responsáveis pela  formação.