Entrevista de avaliação

A entrevista de avaliação permite  clarificar as  expectativas da organização àcerca das tarefas, competências e responsabilidade dos colaboradores, coordenar tudo isto  com o potencial existente e  fazer o seu acompanhamento. A comparação entre as actuais e as futuras metas dos colaboradores possibilitará definir os  desenvolvimentos pessoais  e o empregador pode deste modo equacionar, entre outras coisas, as necessárias medidas formativas. 

Fases da Entrevista de Avaliação

Preparação

  • Organize uma reunião entre a gestão e o colaborador 
  • Acompanhe a preparação mental do gestor e do colaborador
  • Disponha de tempo e espaço adequado 
  • Tenha em consideração as tarefas, requisitos do perfil e objectivos actuais

Implementação

Conclusão

  • Registe em arquivos pessoais ou apenas o colaborador
  • Controle para manter o processo em movimento

Elementos de uma entrevista de avaliação

  • Perfil de tarefas (tarefas/competências/responsabilidades)
  • Objectivos (objectivos da organização, equipa e objectivos pessoais) e orientações
  • Comparação de alvos actuais e futuros entre perfis de qualificação e de exigência
  • Observações sobre liderança e situações de trabalho
  • Sugestões de melhoria e expectativas para os supervisores
  • Acordos sobre o desenvolvimento dos colaboradores (auto-desenvolvimento, a aprendizagem no local de trabalho, actividades de formação desenvolvidas, dentro e fora da organização)

Lista de verificação para os gestores: como devo preparar uma entrevista de avaliação?

  • Actualizar as responsabilidades, os objectivos, os projectos do colaborador
  • Justificação para a avaliação do desempenho
  • Justificação para a avaliação do potencial
  • Justificação para medidas de desenvolvimento
  • Declarações sobre o futuro desenvolvimento e perspectivas de carreira do colaborador
  • Objectivos da organização, departamento, equipa
  • Idéias sobre novas metas, projectos e responsabilidades
  • Início da conversa
  • Argumentação detalhada dos pontos positivos da conversa (fase de apreciação)
  • Argumentação detalhada dos pontos críticos da conversa (fase crítica)
  • Processo de conversão
  • Conclusão da conversa
  • Desenvolvimento da organização, departamento divisão
  • Análise dos interesses, desejos, necessidades, expectativas do colaborador
  • Demonstrações e opiniões do colaborador
A comparação entre o perfil alvo futuro (exigências do trabalho) e o perfil actual (perfil de competências do colaborador) é necessária a fim de se acordar sobre medidas específicas de promoção da entrevista entre o executivo e o colaborador.

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