Entrevista de avaliação
A entrevista de avaliação permite clarificar as expectativas da organização àcerca das tarefas, competências e responsabilidade dos colaboradores, coordenar tudo isto com o potencial existente e fazer o seu acompanhamento. A comparação entre as actuais e as futuras metas dos colaboradores possibilitará definir os desenvolvimentos pessoais e o empregador pode deste modo equacionar, entre outras coisas, as necessárias medidas formativas.
Fases da Entrevista de Avaliação
Preparação
- Organize uma reunião entre a gestão e o colaborador
- Acompanhe a preparação mental do gestor e do colaborador
- Disponha de tempo e espaço adequado
- Tenha em consideração as tarefas, requisitos do perfil e objectivos actuais
Implementação
Conclusão
- Registe em arquivos pessoais ou apenas o colaborador
- Controle para manter o processo em movimento
Elementos de uma entrevista de avaliação
- Perfil de tarefas (tarefas/competências/responsabilidades)
- Objectivos (objectivos da organização, equipa e objectivos pessoais) e orientações
- Comparação de alvos actuais e futuros entre perfis de qualificação e de exigência
- Observações sobre liderança e situações de trabalho
- Sugestões de melhoria e expectativas para os supervisores
- Acordos sobre o desenvolvimento dos colaboradores (auto-desenvolvimento, a aprendizagem no local de trabalho, actividades de formação desenvolvidas, dentro e fora da organização)
Lista de verificação para os gestores: como devo preparar uma entrevista de avaliação?
- Actualizar as responsabilidades, os objectivos, os projectos do colaborador
- Justificação para a avaliação do desempenho
- Justificação para a avaliação do potencial
- Justificação para medidas de desenvolvimento
- Declarações sobre o futuro desenvolvimento e perspectivas de carreira do colaborador
- Objectivos da organização, departamento, equipa
- Idéias sobre novas metas, projectos e responsabilidades
- Início da conversa
- Argumentação detalhada dos pontos positivos da conversa (fase de apreciação)
- Argumentação detalhada dos pontos críticos da conversa (fase crítica)
- Processo de conversão
- Conclusão da conversa
- Desenvolvimento da organização, departamento divisão
- Análise dos interesses, desejos, necessidades, expectativas do colaborador
- Demonstrações e opiniões do colaborador
A comparação entre o perfil alvo futuro (exigências do trabalho) e o perfil actual (perfil de competências do colaborador) é necessária a fim de se acordar sobre medidas específicas de promoção da entrevista entre o executivo e o colaborador.
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