Materiais sobre formação profissional


Nesta secção apresenta-se diferentes métodos de auto-formação. Oferece-se três possibilidades para a formação interna dos colaboradores em pequenas organizações (instruções para o local de trabalho, círculos de qualidade e coaching). A organização não precisa de conhecimentos especiais para utilizar estas formas de formação interna. Ao mesmo tempo também permitem uma melhor percepção das necessidades de competências no interesse da organização e do processo de gestão.

A próxima ferramenta dá uma visão geral sobre as condições de trabalho favoráveis à aprendizagem. O termo – trabalho favorável à aprendizagem – significa as condições e possibilidades para permitir a aprendizagem no processo de trabalho. Os processos de aprendizagem são consolidados pela aplicação dos novos conhecimentos adquiridos no processo de trabalho. Possíveis erros servem como feedback e podem ser úteis para modificar os comportamentos, ao aprender-se com os erros.

As pequenas empresas estão sob forte pressão para melhorar devido a mudanças estruturais. Estas mudanças e a subsequente maior complexidade das tarefas práticas coloca uma carga pesada sobre a aprendizagem e o potencial de inovação dos colaboradores e executivos (requisitos para os novos conceitos de aprendizagem). Têm de ter um espírito aberto e flexível e aprender a adequar-se aos muitos e permanentes processos de mudança ao longo da vida e ao nível do conteúdo do trabalho, em novas situações, a fim de garantir o desenvolvimento  individual de competências e o sucesso da organização.
Só desta forma as organizações se mantêm competitivas a longo prazo, alcançando capacidades de aprendizagem ao nível individual e organizacional para melhorar continuadamente e desenvolver novas ideias e implementá-las em produtos e serviços inovadores.

A ferramenta subsequente apresenta métodos para definir as necessidades de formação de grupos de trabalho ou trabalhadores individuais.
A formação visa capacitar os indivíduos para dominar as suas tarefas práticas e lidar com problemas imprevistos nos processos de produção e com mudanças nas condições de trabalho. Para aumentar a motivação para a formação contínua e, ao mesmo tempo garantir que a formação cumpre os requisitos, os seguintes métodos prevêem a participação conjunta do supervisor imediato e do/a colaborador/a na análise das necessidades.
Um fluxograma para a implementação de uma estratégia de desenvolvimento do pessoal pode ser encontrada aqui. O desenvolvimento de competências operacionais do pessoal relaciona-se com a realização dos objectivos da organização através da utilização óptima dos recursos humanos. Um equilíbrio permanente entre os objectivos da organização e dos trabalhadores deve ser aassegurado, especialmente quando o desenvolvimento do pessoal é cada vez mais visto como factor estratégico de sucesso  para a competitividade.