Círculo de qualidade

Um Círculo de qualidade é um grupo de voluntários composto por colaboradores, centrado em problemas operacionais concretos, que analisa, discute e propõe soluções à gestão para problemas relacionados com o trabalho. Isto com o objectivo de melhorar o desempenho da organização, motivar e enriquecer o trabalho bem como a qualidade de vida no trabalho.

Tópicos comuns para os círculos de qualidade são: (1) a melhoria da segurança e saúde no trabalho, design de produtos e processos de produção; (2) abolição de factores que diminuam o desempenho; (3) assegurar a qualidade dos resultados; (4) redução do consumo de materiais e de energia (5) Cumprimento das normas ambientais e as precauções contra os incêndios.

Organização dos círculos de qualidade

Os Círculos de Qualidade são grupos formais, com 6 a 8 colaboradores. Reúnem-se regularmente durante o tempo de trabalho (pelo menos uma vez por mês) e são coordenados por pessoas competentes (geralmente designados como facilitadores) com conhecimentos em relações industriais, em factores humanos, qualificados na identificação de problemas, recolha de informação, análise estatística e concepção de soluções. Os círculos de qualidade usualmente são livres de escolher qualquer assunto que desejem  tratar (excepto os relacionados com os salários e as condições de trabalho, uma vez que existem outros canais onde estas questões são normalmente consideradas). Os círculos de qualidade têm a vantagem da continuidade; o círculo permanece intacto de projecto para projecto.

Os líderes dos círculos de qualidade são responsáveis por todas as questões de organização interna e as relativas ao conteúdo. Seleccionam os membros dos círculo, mantêm contacto com a organização e os supervisores, informam sobre as condições operacionais e de objectivos, apresentam e planificam a progressão metodológica das reuniões, asseguram os materiais necessários, ajudam e implementam a avaliação das sugestões e aprovam as recomendações.  Devem moderar o grupo e permitir-lhe que trabalhe com independência, apoiando na rectaguarda e só intervindo ocasionalmente para corrigir problemas. Finalmente, estruturam a visualização dos resultados, de forma a provocar uma impressão geral positiva.

Procedimento metodológico nos círculos de qualidade

As trocas de impressão podem ocorrer num seminário de resultados, numa conferência de idéias ou num workshop orientado para os problemas.

Procedimento:

  • O/a líder explica o problema.
  • Formam-se grupos de trabalho, quando necessário.
  • Os membros combinam idéias.
  • As sugestões são gravadas. Os princípios básicos são:
    • Quantidade antes de qualidade
    • Não há limites para a fantasia
    • Não se critica as sugestões dos outros
    • Não se avalia as sugestões
    • As idéias são produzidas sem qualquer interrupção
    • Apenas o desempenho do grupo tem validade
  • As sugestões são estruturadas e resumidas.
  • Os participantes são livres para fazer alterações e aditamentos.
  • As sugestões são avaliadas e ponderadas de acordo com a sua viabilidade e exequibilidade.
  • As decisões são formuladas e registadas em conjunto
  • Os directores executivos da organização são informados sobre os resultados do trabalho desenvolvido no círculo de qualidade. Sugerem-se e argumentam-se diferentes soluções.

Os círculos de qualidade foram particularmente desenvolvidos no Japão e utilizados nas empresas como uma forma de cooperação. O círculo de qualidade promove uma forte identificação com a organização e aumenta a responsabilidade individual pelo trabalho por parte dos trabalhadores. Os círculos de qualidade também tornam possível a ligação de grupos informais existentes com a gestão, em benefício geral da organização. Os círculos de qualidade contribuem para a qualificação dos trabalhadores, induzem um diálogo no interior da organização e melhoram o ambiente de trabalho.