Análise das necessidades de formação

Objectivos  e estratégias das necessidades de formação
Actualmente, as rápidas mudanças organizacionais e tecnológicas implicam que o conhecimento e as competências adquiridas na educação/formação não sejam suficientes para o desempenho ao longo de uma vida profissional. O incremento da velocidade de mudança dos processos produtivos desencadeia necessidades contínuas de ajustamento nos requisitos e na formação ao longo da vida. Tal apela para a necessidade de mais e adequada formação. Contudo, a formação só é efectiva, se for organizada e conduzida tendo por base a análise sistemática das necessidades de formação. A formação daí decorrente visa capacitar os indivíduos para a execução das suas tarefas actuais e para lidar de uma forma independente e activa com as exigências/problemas imprevistos nos processos de produção e nas mudanças dos requisitos do trabalho.

Uma análise de necessidades permite ainda:

  • desenvolver um clima/ambiente positivo de trabalho, pela inclusão dos colaboradores,
  • disponibilizar  informação sobre as competências e o desenvolvimento do potencial individual, base essencial para enfrentar as futuras mudanças tecnológicas e organizacionais.

Na análise das necessidades é importante não só integrar  os interesses formativos das organizações, mas também, envolver todos os colaboradores. A formação deve exibir uma orientação prática ao mesmo tempo que motiva os colaboradores para se envolverem nas actividades formativas. Nem os grupos de discussão, nem as entrevistas individuais estão obrigadas a pré-requisitos especiais. Os grupos de discussão também podem ser implementados em organizações onde não existe trabalho de grupo. É um pré-requisito somente que os indivíduos trabalhem em campos de actividade inter-relacionadas.

Métodos para a análise das necessidades
Grupos de discussão e entrevistas individuais, num procedimento combinado. A seguir, apresenta-se um método para o registo sistemático das necessidades de formação dos indivíduos em diferentes campos de trabalho. Este método tem duas etapas, uma parte introdutória, grupo de discussão e, a seguir, opcionalmente, entrevistas individuais.

A abordagem caracteriza-se por:
  • Em primeiro lugar, as necessidades de formação são investigadas a partir do ponto de vista dos indivíduos.
  • Incluir o local de trabalho, como um todo.
  • Somente em subsequentes entrevistas individuais se alarga a opinião dos colaboradores, mediante os pareceres dos supervisores.
Os indivíduos são informados sobre o projecto planeado antes da introdução do grupo de dis cussão. O moderador do grupo de discussão é responsável pela preparação dos formulários (questionários).