Entrevistas individuais

 Este exemplo ilustra a abordagem analítica das necessidades formativas através de uma entrevista individual.

Entevista individual para análise de necessidades
alt
 Objectivos e preparação da entrevista individual
 A utilização da entrevista individual na análise  das necessidades pode parecer  desperdício de tempo, contudo, mas oferece duas vantagens decisivas. A empresa  obtém uma visão das  qualificações e das  lacunas existentes, relativas aos colaboradores. Acresce, que a entrevista individual também permite clarificar a capacidade individual de desenvolvimento. 

Previamente ao processo de análise de necessidades formativas através da entrevista individual, convém recolher um conjunto de informações importantes para a preparação da entrevista, designadamente  modo de realizar entrevista, objectivos e que tipo de documentos resultarão da mesma.  O processo de análise de necessidades formativas bem como  os objectivos das futuras medidas formativas daí resultantes  devem ser bem explicados aos colaboradores envolvidos.

 Condução da entrevista individual 
A entrevista  é realizada  pelo supervisor e deve  decorrer num lugar com privacidade. O supervisor explica os objectivos e  o itinerário da análise de necessidades, e em simultâneo, constrói uma relação de confiança. Assim é especialmente importante disponibilizar, desde o início, toda as informações aos entrevistado, anulando as dúvidas e desconfiança, eventualmente existentes.

Em caso de falta de experiência com a formação profissional contínua, é expectável que o colaborador expresse poucas necessidades formativas.  Nesta  situação, o entrevistador deve inventariar possibilidades de desenvolvimento de qualificações e perguntar ao colaborador àcerca dos problemas que sente no trabalho e que podem ser resolvidos por recurso à formação.

 Análise das entrevistas e definição do plano de formação
A temática da formação é agrupada em primeiro lugar e, posteriormente, apresentada ao grupo de discussão. Este debate suporta a definição dos conteúdos de formação complementar.

Medidas Número de trabalhadores  Implementação
EDP básico: Introdução ao  PC, MS Office, SAP Empregados com experiência 
EDP aplicações especiais: Corel(photoshop),CAD-Software, operar com software Empregados com experiência
Princípios básicos de gestão; gestão de projectos Oferta interna de formação contínua
Conhecimento do Produto Gestores de departamento
Formação técnica no fornecedor  Fornecedor externo

O sistema de controlo para a análise de necessidades de formação contínua

Deve introduzir-se um sistema de controlo que forneça uma sequência contínua e controlada de análises de necessidades de formação, de modo a que não se limitem a eventos únicos. Assim, deverão ser prosseguidos os seguintes objectivos:

  • A formação contínua deve ser realizada sistematicamente e incluir o pessoal da produção.
  • A formação contínua, mesmo se realizada no posto de trabalho, deve estar documentada e avaliada as aprendizages.
  • A formação contínua deve visar simultaneamente os requisitos operacionais da organização e os desejos dos colaboradores.