Estratégia organizacional

A opção e adopção de uma estratégia organizacional é uma dimensão essencial para uma organização  ocupar uma posição no mercado. A estratégia  organizacional envolve a definição de prioridades e  de actividades consentâneas com a mesma. O posicionamento estratégico de cada organização implica desenvolver  actividades diferentes daquelas dos concorrentes ou então realizar as mesmas mas, de modo diferente.  O ajustamento das actividades é essencial para a obtenção de vantagens competitivas, mas também para obter vantagens sustentadas.  A sustentabilidade da organização resulta da actividade realizada como um todo e não de uma parte isolada da organização sendo  esse todo a  chave do seu funcionamento efectivo.

As  estratégias são  orientações centrais  para as decisões, objectivos,  resultados  do negócio , tipo de organização económica e humana  que se pretende  ter,  e ainda para a definição da  natureza das contribuições a dar  aos accionistas, colaboradores, clientes  e  comunidade.

Em qualquer tipo de organização  o conceito de estratégia organizacional apela para o todo da empresa enquanto o conceito  estratégia de negócio é menos claro, e define a escolha do tipo de produto, serviço e mercado onde pretende  actuar. O conceito de estratégia de negócio é a  orientação para o modo como se  irá competir num dado ramo ou tipo de negócio e o respectivo  posicionamento entre os concorrentes.

A estratégia organizacional define o negócio com o qual a organização irá competir  e focaliza o recurso competências distintivas  transformando-as em vantagens competitivas. Ambas as componentes são resultados de um processo de gestão estratégica da organização. 

A estratégia organizacional é um processo organizativo que de certa maneira é inseparável da estrutura, comportamento e cultura da organização onde o aquele  se desenvolve. Deste processo podemos extrair dois aspectos importantes: o primeiro respeita ao modo de  formular a estratégia organizacional e o segundo à sua implementação.

O desenvolvimento e implementação da estratégia organizacional é um processo no qual diferentes grupos de colaboradores poderão ser envolvidos. A estratégia organizacional, a planificação da aprendizagem e o denvolvimento de processos caminham lado a lado numa relação muito estreita. Os objectivos  estratégicos fornecem   orientação para todos os  sectores da organização  e definem um quadro geral  de condições para o marketing a médio prazo, desenvolvimento das actividades de venda e planificação dos recursos humanos necessários para a implementação das actividades.

A missão e a visão são pois, orientações estratégicas indispensáveis ao desenvolvimento de uma organização  e também enquadram e clarificam alterações nas medidas correctivas que vierem a ser necessárias.

Esta parte contém ainda informação:

  1. Determinação das necessidades de formação baseada na estratégia organizacional
  2. Desenvolvimento estratégico e planeamento dos recursos humanos
  3. Listas de verificação em estratégia organizacional