Listas de verificação para a estratégia organizacional

O desenvolvimento da formação profissional é um importante factor para a competitividade das organizações. Contudo, nas pequenas e médias empresas existe dificuldade no reconhecimento das necessidades formativas como uma peça importante da formação numa perspectiva de futuro. 
 O desenvolvimento da formação exige  que a organização detenha capacidade organizativa, técnica e tecnológica sendo assim inevitável a focalização do processo na visão e na estragégia organizacionais e seu desenvolvimento. Apresenta-se duas  listas de verificação que podem apoiar a organização no desenho de uma formação profissional que responda à efectiva aquisição das competências necessárias ao seu crescimento sustentado. 

Com a  lista de verificação para a caracterização breve da organização,  obtém-se um cenário geral da futura formação profissional da organização. A comparação de futuras situações formativas, com  experiências formativas regionais ou internacionais, esclarece o ponto de partida e as alternativas para desenvolver o trabalho de formação.
 A lista de verificação para a estratégia organizacional disponibiliza conhecimento àcerca dos requisitos para a inovação de processos e medidas de gestão da crise. Para a interpretação do ciclo de vida do produto e análise do portfólio das práticas do negócio podem ser contratados consultores ou gestores da inovação.