Desenvolvimento estratégico e planeamento dos recursos humanos

Ao abordar o desenvolvimento estratégico e o planeamento dos recursos humanos, duas questões essenciais se colocam:

Estratégia para  o mercado 

  • Que critérios devem ser adoptados para segmentar os clientes e os grupos-alvo?
  • Que potenciais clientes é que a organização já tem e que potenciais clientes pode inventariar?
  •  Com que clientes pode crescer e que potenciais (quantitativo e qualitativo) colaboradores são necessários a longo termo?

Estrutura da organização e plano operacional da organização 

  • Como é que a estrutura e o plano asseguram o crescimento, a flexibilidade e a inovação?
  • Qual o grau de autonomia que os colaboradores necessitam no desempenho e na realização das tarefas?
  • Que exigências estão presentes na estrutura para os recursos humanos?

Planeamento dos recursos humanos

  • Existe futuro para os conhecimentos dos colaboradores?
  • Estão disponíveis os perfis funcionais dos colaboradores?
  • Quais as funções a serem remuneradas de modo especial?

Sistema de comunicação e informação

  • A organização precupa-se com o sistema de informação e comunicação de modo a orientar/actualizar os colaboradores  e a transferir adequadamente o conhecimento?
  •  O sistema de informação oferece e transfere a informação inter-departamentos?
  • Os colaboradores privam com a comunicação aos mais variados  níveis da  organização?

Cultura e identidade organizacional

  • Como é  que o fenótipo pode servir de suporte à cultura da organização?
  • Que papel têm a orientação para o cliente e o serviço de qualidade na cultura da organização?