Inquérito aos colaboradores
O inquérito aos colaboradores serve para recolher informação sobre a situação actual da organização, reconhecer a necessidade de formação e optimizar o desempenho de unidades da organização e também para basear medidas de melhorias no ambiente de trabalho.
Bateria de perguntas de um inquérito aos colaboradores Perguntas típicas num inquérito aos colaboradores são:
- Satisfação no trabalho em geral e individual sobre os factores que inflenciam a satisfação no emprego
- Contribuição do colaborador para o sucesso da organização
- Desempenho e vontade de vencer
- Aceitação do sistema de remuneração (salários fixos, remunerações variáveis com o desempenho)
- Satisfação com a gestão e a participação dos trabalhadores
- Clareza dos objectivos da organização
- Satisfação com o apoio dado aos colaboradores (seminários, formação no local de trabalho)
- Condições exteriores de trabalho, local de trabalho agradável
- Bons serviços sociais
- Política de informação em relação ao próprio local de trabalho e a organização, em geral
- Cooperação e colaboração em equipa e com outros departamentos
- Orientação para o cliente e qualidade dos serviços prestados
- Manuseio de sugestões de melhoria pelos colaboradores
- Idéias e sugestões para o desenvolvimento da organização
Motivação dos colaboradores Os seguintes aspectos são essenciais para motivar os colaboradores a participar no inquérito:
- A gestão - em particular os directores-gerais - devem esclarecer como é importante o diálogo com os trabalhadores e o processo de implementação daí resultante
- O anonimato dever ser assegurado; por esta razão recorre-se frequentemente a consultores externos.
- Para evitar que se possam extrair conclusões individuais, ao fazer-se avaliações detalhadas deve-se ter grupos de trabalho de pelo menos 5 pessoas.
A forma de comunicação dos resultados aos colaboradores é também crucial para o sucesso do inquérito bem como o processo seguinte de implementação das ideias e sugestões.
|