Inquérito aos colaboradores

O inquérito aos colaboradores serve para recolher informação sobre a situação actual da organização, reconhecer a necessidade de formação e optimizar o desempenho de unidades da organização e também para basear  medidas de melhorias no ambiente de trabalho.

Bateria de perguntas de um inquérito aos colaboradores
Perguntas típicas num inquérito aos colaboradores são:
  • Satisfação no trabalho em geral e individual sobre os factores que inflenciam a satisfação no emprego
  • Contribuição do colaborador para o sucesso da organização
  • Desempenho e vontade de vencer
  • Aceitação do sistema de remuneração (salários fixos, remunerações variáveis com o desempenho)
  • Satisfação com a gestão e a participação dos trabalhadores
  • Clareza dos objectivos da organização
  • Satisfação com o apoio dado aos colaboradores (seminários, formação no local de trabalho)
  • Condições exteriores de trabalho, local de trabalho agradável
  • Bons serviços sociais
  • Política de informação em relação ao próprio local de trabalho e a organização, em geral
  • Cooperação e colaboração em equipa e com outros departamentos
  • Orientação para o cliente e qualidade dos serviços prestados
  • Manuseio de sugestões de melhoria pelos colaboradores
  • Idéias e sugestões para o desenvolvimento da organização

Motivação dos colaboradores
Os seguintes aspectos são essenciais para motivar os colaboradores a participar no inquérito:

  • A gestão - em particular os directores-gerais - devem esclarecer como é importante o diálogo com os trabalhadores e o processo de implementação daí resultante
  • O anonimato dever ser assegurado;  por esta razão recorre-se frequentemente a consultores externos.
  • Para evitar que se possam extrair conclusões individuais, ao fazer-se avaliações detalhadas deve-se ter grupos de trabalho de pelo menos 5 pessoas.

A forma de comunicação dos resultados aos colaboradores é também crucial para o sucesso do inquérito bem como o processo seguinte de implementação das ideias e sugestões.