Objectivos do desenvolvimento de competências
Depois da conclusão da análise das necessidades de formação, baseada em metas actuais e futuras, podem estabelecer-se, em workshops, os objectivos concretos para o desenvolvimento de competências. Executivos e colaboradores decidem conjuntamente sobre as medidas necessárias para os respectivos campos de trabalho.

Medidas para o desenvolvimento de competências (para além dos seminários)

1. Formação no posto de trabalho
-
responsabilizar-se pela cooperação num projecto / gestão de projecto
- aplicações noutras tarefas
- expansão dos campos de actividades, como por exemplo, assumir tarefas de gestão
- estágio noutros campos
rotação no trabalho
- coaching, por especialistas internos / externos
- participação em conferências de gestão
- trocas específicas / trabalho em àreas que exigem competências interculturais
- outras medidas

2. Aprender ensinando
-
apresentações, palestras (internas / externas)
- acolhimento de novos colaboradores para novas tarefas
- preparação e gestão de eventos
- assunção de funções de coaching em tópicos seleccionados / técnicas de trabalho
- assunção de responsabilidades executivas em áreas de projecto
- outras medidas

3. Auto-aprendizagem
- auto-aprendizagem apoiada em programas
- pesquisa de informação relacionada com os tópicos do projecto
- revisão de literatura
- participação em conferências especializadas, workshops, feiras
- acompanhando a actualidade com regularidade
- outras medidas

4. Novas aprendizagens (internas / externas)
- competências profissionais
- competências metodológicas
- competências comportamentais
- competências de liderança