Objectivos do desenvolvimento de competências
Depois da conclusão da análise das necessidades de formação, baseada em metas actuais e futuras, podem estabelecer-se, em workshops, os objectivos concretos para o desenvolvimento de competências . Executivos e colaboradores decidem conjuntamente sobre as medidas necessárias para os respectivos campos de trabalho. Medidas para o desenvolvimento de competências (para além dos seminários) 1 . Formação no posto de trabalho - responsabilizar-se pela cooperação num projecto / gestão de projecto - aplicações noutras tarefas - expansão dos campos de actividades, como por exemplo, assumir tarefas de gestão - estágio noutros campos - rotação no trabalho- coaching, por especialistas internos / externos - participação em conferências de gestão - trocas específicas / trabalho em àreas que exigem competências interculturais - outras medidas
2. Aprender ensinando - apresentações, palestras (internas / externas) - acolhimento de novos colaboradores para novas tarefas - preparação e gestão de eventos - assunção de funções de coaching em tópicos seleccionados / técnicas de trabalho - assunção de responsabilidades executivas em áreas de projecto - outras medidas
3. Auto-aprendizagem - auto-aprendizagem apoiada em programas - pesquisa de informação relacionada com os tópicos do projecto - revisão de literatura - participação em conferências especializadas, workshops, feiras - acompanhando a actualidade com regularidade - outras medidas
4. Novas aprendizagens (internas / externas) - competências profissionais - competências metodológicas - competências comportamentais - competências de liderança
|