Avaliação de competências

A utilização, na organização, de instrumentos de avaliação e detecção decompetências visa encorajar e orientar construtivamente os trabalhadores e apoiá-los no seu desenvolvimento individual.

Tal exige recorrer a instrumentos personalizados, direccionados para as forças e fraquezas individuais dos colaboradores bem como para as necessidades da organização. O objectivo é antecipar a identificação das necessidades formativas dos colaboradores de modo a responder-se  às exigências actuais e  futuras do posto de trabalho.

A identificação  e a avaliação de competências apelam para instrumentos que contemplem uma definição da situação das competências individuais  e que simultâneamente orientem os futuros desenvolvimentos da formação.

Utilizam-se  os mais variados métodos, tais como as auditorias de competências,  os questionários biográficos, as simulações ou testes  e evidências através de portfólios ou centros de avaliação.

Diferentes  materiais e exercícios ajudam a reconhecer as próprias competências e a identificar as condições para o seu desenvolvimento. Num contexto de processos de mudança é especialmente  importante que as organizações se questionem sobre o  modo de avaliar a proficiência profissional dos seus colaboradores e de reduzir os défices existentes.

Para além das formas tradicionais de desenvolvimento de competências (seminários...etc.), pode considerar-se outras formas  que ocorrem dentro dos processos de trabalho ou  em relação estreita com o posto de trabalho. Por exemplo , processos existentes e fluxos de trabalho podem ser analisados em  workshops em conjunto com os colaboradores. Daqui podem resultar novas abordagens para a melhoria dos resultados.
Uma outra possibilidade é a de implementar a sistemática rotação do posto de trabalho, uma mudança específica do posto de trabalho. Desta maneira, melhora-se o fluxo de informação e as ideias dos colaboradores sobre outros sectores são alargadas e corrigidas, quando necessário.