Avaliação de competências
A utilização, na organização, de instrumentos de avaliação e detecção decompetências visa encorajar e orientar construtivamente os trabalhadores e apoiá-los no seu desenvolvimento individual.
Tal exige recorrer a instrumentos personalizados, direccionados para as forças e fraquezas individuais dos colaboradores bem como para as necessidades da organização. O objectivo é antecipar a identificação das necessidades formativas dos colaboradores de modo a responder-se às exigências actuais e futuras do posto de trabalho.
A identificação e a avaliação de competências apelam para instrumentos que contemplem uma definição da situação das competências individuais e que simultâneamente orientem os futuros desenvolvimentos da formação. Utilizam-se os mais variados métodos, tais como as auditorias de competências, os questionários biográficos, as simulações ou testes e evidências através de portfólios ou centros de avaliação.
Diferentes materiais e exercícios ajudam a reconhecer as próprias competências e a identificar as condições para o seu desenvolvimento. Num contexto de processos de mudança é especialmente importante que as organizações se questionem sobre o modo de avaliar a proficiência profissional dos seus colaboradores e de reduzir os défices existentes.
Para além das formas tradicionais de desenvolvimento de competências (seminários...etc.), pode considerar-se outras formas que ocorrem dentro dos processos de trabalho ou em relação estreita com o posto de trabalho. Por exemplo , processos existentes e fluxos de trabalho podem ser analisados em workshops em conjunto com os colaboradores. Daqui podem resultar novas abordagens para a melhoria dos resultados. Uma outra possibilidade é a de implementar a sistemática rotação do posto de trabalho, uma mudança específica do posto de trabalho. Desta maneira, melhora-se o fluxo de informação e as ideias dos colaboradores sobre outros sectores são alargadas e corrigidas, quando necessário.
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