Exemplo de boas práticas: a experiência Letã

(Estudo de caso disponibilizado pela Positive Mind)

Este estudo de caso ilustra como a acção piloto foi implementada numa pequena organização de economia social – a Cruz Vermelha da Letónia na região de Tukums. A organização emprega 5 empregados e envolve 26 voluntários nas áreas da assistência social, restauração, formação de primeiros socorros, saúde e programas sociais para diferentes grupos de habitantes.

Envolvimento no teste piloto

A organização esteve envolvida na implementação do projecto TSESME desde o início, participando no inquérito inicial para a identificação das necessidades de formação organizacionais das pequenas e micro organizações de economia social.

O gestor da organização foi a pessoa que preencheu os questionários organizacional e individual. Durante a fase de pré-teste, ela mencionou algumas dificuldades técnicas, como a incapacidade de salvar  os arquivos. Apesar da grande quantidade de informação, ela reconheceu que o toolkit é uma ferramenta útil com muita informação interessante e específica para as pequenas organizações sociais. Seria contudo muito mais fácil se alguém desse consultoria ou se houvesse orientações  claras para se navegar no toolkit.

Resultados do perfil organizacional (necessidades):
  • necessidade de avaliar as competências do pessoal com regularidade;
  • falta de gestão de qualidade e controlo;
  • plano estratégico para a formação dos empregados;
  • influência dos salários e outros benefícios na motivação e habilidades dos empregados;
  • conhecimento e acesso às TIC;
  • responsabilidade e iniciativas dos empregados.
Resultados do perfil Individual  (necessidades):
  • conhecimento na utilização de materiais de trabalho (por exemplo, diagramas instruções técnicas);
  • avaliação dos requisitos;
  • adaptar os novos métodos e tecnologias;
  • competências TIC – hardware e software;
  • línguas estrangeiras;
  • conflitos e resolução de problemas.

Seminário de formação

Com base nos resultados dos perfis individuais e do inquérito inicial, o formador ofereceu formação para os gestores e membros das pequenas organizações sociais que participaram no projecto TSESME durante a fase do inquérito. A Cruz Vermelha da Região de Tukums foi uma delas.

Tendo em conta as necessidades recolhidas, desenvolveu-se a formação em Gestão Organizacional, que incluiu os seguintes tópicos:
  • Objectivos da organização
  • Análise das necessidades
  • Planeamento do desenvolvimento da organização
  • Resolução de problemas e tomada de decisão
  • Grupos alvo e envolvimento dos stakeholders
  • Comunicação
  • Gestão de pessoal

Progresso da formação

A formação desenvolveu-se em duas partes. O primeiro dia foi teórico e prático (trabalho de grupo) sobre o desenvolvimento organizacional, planeamento estratégico, estabelecimento de objectivos e metas, análise SWOT, desenvolvimento da organização do trabalho. Houve trabalho em grupo. Os participantes em três grupos tiveram em conta as matérias teóricas e os processos que definem o sucesso da gestão das organizações. No segundo dia, os participantes visitaram uma organização sustentável – “Livelust”, que é um exemplo de boas práticas, como a organização pode criar  estratégia de longo prazo, o trabalho tendo em conta os objectivos, e receber apoio financeiro para tal.

No final do curso de formação, os participantes desenvolveram uma ferramenta útil – matrizes de controlo de gestão organizacional e de projecto (modelo).

Durante o curso de formação, os participantes reforçaram o seu conhecimento e receberam novos conhecimentos sobre os princípios de trabalho da organização sustentável. O feedback recebido foi muito positivo. Após a formação, todos os participantes se sentiram positivamente motivados para fazer mudanças e melhorar o trabalho nas próprias organizações. Todos mencionaram que gostariam de participar em outros cursos.

Feedback

Os formandos reconheceram a utilidade do toolkit para o seu trabalho diário. A maioria das organizações têm voluntários e pensam que podem avaliar não só as necessidades de formação dos seus funcionários mas também as dos voluntários. Discutiram sobre a motivação dos funcionários e dos voluntários. O formador utilizou materiais disponibilizados no toolkit e a maioria dos participantes consideou-os realmente úteis e planeiam utilizá-los no seu trabalho diário, mas mencionaram que seria bem mais fácil se houvesse apoio, principalmente para aqueles que não estão tão familiarizados com as TIC.

Conclusão

As organizações que pensam a longo prazo e entendem a importância do planeamento estratégico consideraram o toolkit e provavelmente irão usá-lo e sugeri-lo a outros gestores. Os gestores consideraram o toolkit uma ferramenta para a avaliação das necessidades de formação e que também disponibiliza material de apoio para o trabalho diário com o pessoal. Ela irá sugerir o toolkit TSESME aos seus parceiros locais e estrangeiros como uma grande ferramenta que ajuda a gestão das organizações.