‘Manual para profissionais’

O ‘manual para profissionais’ guia o utilizador através da ‘ferramenta organizacional’ e também apresenta diferentes artigos, listas de verificação e questionários da secção referencial teórico.

O ‘manual para profissionais’ dirige-se a gestores que possuem experiência em Recursos Humanos e desenvolvimento de competências, formadores, instituições de formação e pessoas que trabalham em formação profissional, ou seja, pessoas para quem o desenvolvimento de competências não é uma área de actividade completamente nova.

‘Ferramenta organizacional

alt

A ideia subjacente à 'ferramenta organizacional' é fornecer uma visão mais holística sobre a situação da formação profissional na organização. São colocadas questões relativas aos seguintes quatro temas:

  1. Estratégia organizacional & formação (Estratégia para fornecer formação e desenvolvimento de competências),
  2. Formação & sistemas de incentivos (Fornecimento de incentivos para encorajar a melhoria do desempenho e das competências),
  3. Aprender & local de trabalho (Actividades que conduzem à aprendizagem no local de trabalho) e
  4. Colaboração / processos de informação & competências (Colaboração e fluxo de informação na organização). Esta ferramenta pretende levantar questões e incentivar o pensamento crítico sobre o fornecimento de incentivos para a formação profissional. A 'ferramenta organizacional' inclui uma secção de interpretação e recomendação, assim como material de leitura básico e de aprofundamento.

Procedimento

  1. Preenchimento do questionário
    A maior parte das questões deste questionário reflectem as suas opiniões pessoais. Assim, não há respostas certas ou erradas. É importante responder de forma aberta e honesta. As questões estão formuladas de forma a responder com um simples 'click', mas apenas uma opção por questão!
    Leia com atenção cada questão, mas não demore muito tempo a responder. A sua primeira opção é geralmente a opção correcta.
    Para cada questão tem que distinguir entre cinco graus, de "Concordo plenamente' a "Discordo completamente'.

Se possível, não deixe nenhuma questão em branco, a não ser que não tenha realmente opinião sobre a mesma.
Deverá levar cerca de 20 minutos a completar o questionário.

Depois de completar o questionário tem a possibilidade de

  • gravar as suas respostas num ficheiro (para usar noutra sessão)
  • prosseguir para a página de avaliação & resultados
2. Documentação dos resultados
Após o questionário, será guiado/a para a secção de resultados, onde a interpretação gráfica o/a ajudará a melhor compreender os resultados.
Na janela “click para detalhes” (no lado direito da página de resultados) será guiado/a para uma representação gráfica das questões que respondeu anteriormente

3. Recomendações
Num próximo passo pode também obter alguma informação de base e recomendações para aquelas questões, ou grupos de questões, em que o sistema detectou alguns pontos que podem ser melhorados (medidas adicionais de formação e melhoramentos no desenvolvimento pessoal e organizacional).
O link mais recomendações guia-o/a para mais informação básica e de aprofundamento, dando recomendações de mais leituras.

4. Próximos passos
Com a função imprimir na página de resultados pode imprimir os resultados.
Se pretende melhorar a situação da formação na sua organização pode também consultar uma empresa de formação para ajudar a definir e a implementar as medidas de formação necessárias. Os resultados obtidos podem ser utilizados como base da sua conversa com o formador ou com a empresa de formação.

Referencial teórico
alt

Esta secção contém essencialmente artigos e listas de verificação sobre o desenvolvimento de competências em geral e de diagnóstico de necessidades de formação; está dividida em quatro capítulos:

1. Sugestões básicas
Este capítulo inclui algum material básico sobre investigação de necessidades de formação e guias para saber lidar com estas necessidades utilizando medidas apropriadas.

2. Formação profissional
Esta secção inclui vários documentos (ferramentas e informação de base) sobre formação profissional. O utilizador pode aprender sobre diferentes métodos de auto-formação que podem ser utilizados pelos seus colaboradores, obter uma visão geral sobre as condições de trabalho que conduzem à aprendizagem ou aprender sobre métodos que podem ajudar na análise das necessidades de formação da organização.

3. Estratégia organizacional
Esta secção contém artigos sobre a determinação de mais necessidades de formação (basedas na estratégia organizacional), complementada por uma série de listas de verificação com questões essenciais em desenvolvimento estratégico em ligação com o planeamento dos recursos humanos.

4. Avaliação de competências do colaborador
Este capítulo descreve diferentes instrumentos e inclui listas de verificação que podem ser usadas para a avaliação de competências dos seus colaboradores.