A. Estratégia para a oferta de formação e desenvolvimento de competências
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A luz vermelha indica que ainda não implementou suficientemente, na sua organização, uma estratégia global para o desenvolvimento das competências dos seus colaboradores. O toolkit TSESME pode fornecer-lhe informação sobre como estabelecer tal estratégia. |
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A luz amarela indica que tem consciência sobre a importância da formação e do desenvolvimento de competências, mas que pode melhorar a sua implementação e integração na organização. As ferramentas e documentos do TSESME podem ser uma valiosa contribuição. |
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A luz verde indica que a sua organização tem consciência da relevância decisiva do desenvolvimento dos recursos humanos na actualidade. A formação contínua e o desenvolvimento de competências são não só importantes como estão integrados na cultura da sua organização. |
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Recomendações
O toolkit TSESME identificou a necessidade de se desenvolver mais actividades e recomenda a verificação das seguintes secções do toolkit:
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“Orientação estratégica e tomada de decisão”
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“Atmosfera e ambiente organizacional”
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“Planeamento, revisão e avaliação”
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B. Fornecimento de incentivos para a melhoria do desempenho e das competências
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A luz vermelha indica que a sua organização não fornece incentivos para encorajar a melhoria do desempenho ou que o sistema utilizado não é tão eficaz quanto deveria. Assim, sugere-se a leitura das recomendações seguintes, que descrevem diferentes incentivos que pode oferecer aos seus colaboradores. |
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A luz amarela indica que existe um sistema de incentivos na sua organização, mas que pode ser melhorado. As ferramentas e os documentos do toolkit TSESME podem ser uma valiosa contribuição. |
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A luz verde indica que a sua organização fornece incentivos aos colaboradores para a melhoria do seu desempenho individual e que estes estão motivados para desenvolver as suas competências, para pensar e agir de forma independente e inovadora. |
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Recomendações
O toolkit TSESME identificou a necessidade de desenvolver mais actividades e recomenda que verifique as seguintes secções do toolkitt:
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“Incentivos relacionados com as tarefas”
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“Incentivos financeiros”
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“Incentivos de gestão”
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C. Actividades que conduzem à aprendizagem no local de trabalho
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As suas respostas indicam que as tarefas realizadas pelos seus colaboradores não conduzem a uma melhoria contínua das suas competências e tarefas. O toolkit TSESME fornece ferramentas e métodos para o ajudar a trabalhar esta situação. |
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A luz do semáforo está amarela, o que indica que os postos de trabalho e a cultura organizacional permitem a aprendizagem no local de trabalho, mas tal pode ser melhorado. As ferramentas e documentos do toolkit TSESME podem ser uma valiosa contribuição. |
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A luz verde do semáforo indica que as condições de trabalho na sua organização motivam os seus colaboradores a procurar aprender, formal e informalmente, no seu local de trabalho. |
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Recomendações
O toolkit TSESME identificou a necessidade de realizar algumas actividades e recomenda que verifique as seguintes secções do toolkit:
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“iniciativas realizadas pelos colaboradores“
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“iniciativas desenvolvidas pela direcção”
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D. Colaboração e fluxo de informação dentro da organização
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As respostas a este questionário mostram que há espaço para a melhoria do nível de colaboração entre os trabalhadores e os processos / meios utilizados para estes fins. Experimente o toolkit TSESME para obter algumas ideias sobre como melhorar a colaboração. |
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A luz amarela indica que a colaboração no trabalho é vista como importante e/ou que essas questões são abordadas. As ferramentas e os documentos contidos no toolkit TSESME podem dar uma contribuição valiosa. |
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A luz verde indica que existe um clima de colaboração na organização e que as equipas são capazes de comunicar de forma eficiente. |
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Outras recomendações
O toolkit TSESME identificou a necessidade de novas actividades e recomenda que verifique as seguintes secções do toolkit:
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“colaboração entre os trabalhadores”
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“colaboração entre os trabalhadores e a gerência”
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“fluxo de informações”
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E. Temas importantes para a formação contínua na organização
Formação geral relacionada com a nossa área de actividade |
Formação profissional específica, relacionada com as tarefas do trabalho |
Planeamento estratégico |
Gestão |
Liderança |
Gestão de projectos |
Competências sociais e gestão de conflitos |
Desenvolvimento organizacional |
Gestão de recursos humanos |
Financiamento / acesso a apoios financeiros |
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